Uma vez que se utiliza o design gráfico como ferramenta de acesso da pessoa com deficiência visual à literatura, o projeto assume características com alto valor de inclusão cultural e social, e elimina o isolamento que permeia a vida de tantas crianças com deficiência, na escola ou fora dela.

O sistema de impressão Braille.BR, idealizado por Wanda Gomes (patente requerida), permite que o livro possa ser utilizado por pessoas com deficiência visual ou visão normal. Alta qualidade na legibilidade e sem qualquer prejuízo da qualidade para nenhuma das partes.

No Brasil, Segundo dados do IBGE, CENSO 2010, 45.606.048 de brasileiros, 23,9% da população total, têm algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual, 18,6% têm deficiência visual.

 

 

Coleção Adélia

Adélia Cozinheira, Adélia Esquecida e Adélia Sonhadora. São os títulos de uma coleção dedicada a todas as crianças, inclusive as com deficiência visual.

 

exposição Rosa Esteves
sesc sto. andré

Uma exposição de arte com estímulos aos 5 sentidos da percepção humana: olfato, paladar, visão, audição e tato.

cd47b234256649.56ca3f95a5827.jpg

Segall [Por]tátil

Publicação experimental que propõe, com base na obra de Lasar Segall, diálogos entre estímulos táteis e visuais, além de escritos e sonoros.

 

Ciência tátil
no butantan

Painéis para o Instituto – uma excelente ideia para a desmistificação da ciência e da figura do cientista. Aplicação de recursos táteis de acessibilidade.

MapaTatil-unicamp.jpg

mapa tátil Unicamp

Distribuído gratuitamente, o mapa tátil contribui para a orientação espacial de todas as pessoas que caminham pelo campus, indistintamente.

 
DSC_3538.JPG

exposição Rosa Esteves
sesc pinheiros 

Memórias Submersas ou Prisioneira da passagem - Sesc Pinheiros, 2014. Impactante transformação da fachada! Realizamos a produção executiva.