Tipografia

Tipografia-01.jpg

Como escolher a fonte mais apropriada? Cabe ao designer a responsabilidade por uma leitura confortável e prazerosa, a opção deve ser sensível à elegância do desenho mas também inovadora. E, em um livro ilustrado, a fonte deve ainda comportar-se de forma adequada, sem ser inconveniente com a ilustração colaborando com o texto para que cumpram respeitosa e igualmente seu papel enquanto informação.

Sempre há exceções, sempre há desculpas para o inusitado e para a surpresa, mas talvez possamos concordar que, via de regra, a tipografia deveria prestar os seguintes serviços ao leitor: convidá-lo à leitura; revelar o teor e o significado do texto; conectar o texto a outros elementos existentes; induzir a um estado de repouso energético, que é a condição ideal de leitura.  
Bringhurst, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. Cosac&Naify.

Na coleção Adélia, utilizamos a fonte Scala Sans, uma bela fonte humanista. Clara e limpa, seu desenho proporciona ótima legibilidade e leiturabilidade: mais um elemento do design a funcionar de forma inclusiva. O fio de 0,25pt cria uma opção intermediária e não tão pesada quanto o tipo bold.